segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oficina de competências e habilidades do ENEM no coletivo das áreas dinamizadas por PCA’s e coordenador escola.




Na semana do dia 15 á 26 de abril aconteceu nos planejamentos por áreas uma oficina ministrada pela coordenadora Josélia, PCA’s e professores com a finalidade de debater e entender as competências e habilidades que o professor precisa inserir na sua disciplina para que os alunos possam realiza uma boa prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências. A prova do Enem sempre foi estruturada em habilidades, incentivando o raciocínio e trazendo questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. O modelo mantém essa característica, agregando às habilidades medidas um conjunto de conteúdos formais. As provas do exame não abandona a idéia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não só a memorização de informações. A matriz de referência da redação não possui habilidades, mas conta com um conjunto de competências específicas, bem como níveis de conhecimentos associados a elas.
Veja as competências e habilidades para cada uma das grandes áreas, além da redação:

Ø  Ciências Humanas e suas tecnologias
Ø  Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ø  Matemática e suas tecnologias
Ø  Linguagens, códigos e suas tecnologias

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