Na semana do dia 15 á 26 de abril aconteceu nos
planejamentos por áreas uma oficina ministrada pela coordenadora Josélia, PCA’s
e professores com a finalidade de debater e entender as competências e
habilidades que o professor precisa inserir na sua disciplina para que os
alunos possam realiza uma boa prova do Enem, constituída de uma parte objetiva
e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra
competência está ligada à capacidade do estudante de dominar a norma culta da
Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar
situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas
que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um
conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas
competências. A prova do Enem sempre foi estruturada em habilidades,
incentivando o raciocínio e trazendo questões que medem o conhecimento dos
alunos por meio de enfoque interdisciplinar. O modelo mantém essa
característica, agregando às habilidades medidas um conjunto de conteúdos
formais. As provas do exame não abandona a idéia de questões contextualizadas,
que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não só a memorização
de informações. A matriz de referência da redação não possui habilidades, mas
conta com um conjunto de competências específicas, bem como níveis de
conhecimentos associados a elas.
Veja as competências e habilidades para cada uma das grandes
áreas, além da redação:
Ø
Ciências Humanas e suas tecnologias
Ø
Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ø
Matemática e suas tecnologias
Ø
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Nenhum comentário:
Postar um comentário