quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CURSO DE LIBRAS


O Projeto de extensão e tecnologias - Professor Aprendiz.
O Projeto Professor Aprendiz, Rompendo Barreiras com curso Básico de Libras para professores, está acontecendo na Escola Antônio Albuquerque, aulas presenciais de libras ministradas pelo professor instrutor de libras Kaio Marcellus e as aulas teórica pela professora Lúcia Elias Silva de Matos.
Com o objetivo de possibilitar noções básicas de comunicação em Libras para a superação das dificuldades apresentadas entre alunos surdos e professores do ensino regular e EJA, e compreender os fundamentos da comunicação dos surdos, o curso esta se desenvolvendo com ótimo desempenho dos 14 professores que participam do mesmo .
A inclusão é um processo que vem sendo desenvolvido de forma positiva na educação, mas, é preciso ainda torna-lo ainda mais efetivo, ampliando as alternativas que possibilitem superar as vulnerabilidades que ainda interferem no êxito desse momento de evolução da educação inclusiva.
Entre essas vulnerabilidades, existem as barreiras comunicativas que ainda existem entre surdos e ouvintes, e, com isso, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de um projeto contemplando professores das mais diversas formações e áreas de conhecimento que trabalham ou possam vir a trabalhar com essa clientela, favorecendo e elucidando o conhecimento do sistema linguístico LIBRAS.
A partir do contato com este sistema, os professores poderão observar e valorizar a riqueza de conhecimento contida na aprendizagem dos surdos, já que se constata as dificuldades que os mesmos encontram na comunicação e/ou linguística. Desta forma a Libras é o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção dos surdos na escola e sociedade, além do fato de se considerar que o trabalho desenvolvido pelos professores das mais diversas disciplinas deve primar pelo reconhecimento e cumprimento da legislação, no que se refere à obrigatoriedade da língua em Libras na grade curricular de ensino.
Assim, tem-se constatada a importância de desenvolvimento deste projeto, destacando, ainda, que, é importante que nele seja abordada a história da Educação dos surdos, principalmente no Brasil,para que os professores possam aguçar a curiosidade e gosto em aprender uma nova língua.
Faz-se necessário conhecer à cultura e históriada educação dos surdos , estabelecendo a compreensão que é uma experiência visual que traz ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experiências cognitivo-linguística, diversas medidas por formas de comunicação simbólica e alternativa, e que encontram na língua de sinais , seu principal meio de comunicação.
Já contamos com o depoimento do professor Fábio Duarte” quando cheguei na minha sala à noite tentei uma comunicação em libras com duas alunas surdas que temos na escola e elas ficaram surpresas olhando uma para a outra , talvez pensando, como eu professor sempre habituado a dar as minhas aulas com a devida atenção que elas merecem de repente consigo ter uma interação maior com as mesmas em libras, esta sendo muito legal, apesar de pouco tempo no curso do projeto professor aprendiz, já posso fazer um pouco de comunicação com as alunas surdas em libras”.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário