terça-feira, 8 de junho de 2010

AULA DE CAMPO (PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO DA CIDADE DE ICÓ)











No último dia 07/06 os alunos da Escola Antonio Albuquerque participaram de uma aula de campo da disciplina de História que é ministrada pela professore Iriani. A Aula de campo foi realizada na Cidade de Icó, que foi a terceira vila instalada no Ceará e possui um sítio arquitetônico datado do século XVIII. A visita foi uma ação da professora de História Iriani, acompanhada pelo Sr. Afonso Altino, funcionário do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que apresentou os prédios históricos e as estórias da cidade aos nossos alunos.

O sítio arquitetônico de Icó

Um sitio que é formado pelo perímetro urbano planejado pela Metrópole, na primeira metade do século XVII. Um projeto urbanístico com: ruas bem traçadas e retas (delimetando quadras relativamentes uniformes), praças bastante amplas, prédios públicos. O sítio nuclear situa-se entre as atuais ruas: 7 de Setembro, Ilídio Sampaio e Benjamin Constant, fechando-se ao lado leste com a praça principal.

  • Teatro da Ribeira dos Icós: datado de 1860, obra do arquitetoHenrique Théberge, filho do médico e historiador que financiou esta obra neoclássica, Pedro Théberge. É o mais antigo teatro do estado do Ceará.É formado de dois pavimentos, no térreo encontr-se três galerias; no primeiro andar encontram-se camarotes superiores.
  • Casa de Câmara e Cadeia: datada da segunda metde do século XVIII, foi uma das mais seguras cadeias de sua época. Seus portões são verdadeiras fortalezas. As celas possuem um dos mais perfeitos esquemas de segurança, com paredes que possuem uma espessura é de um metro e meio, as chaves das celas são únicas e pesam aproximadamente meio quilo cada uma. No seu interior encontra-se a capela penitenciária com a imagem de São Domingos(protetor dos presidiários). O prédio compõe-se de dois pavimentos. No andar superior funcionouo a Câmara e no térreo funcionou a Cadeia Pública.. Atualmente está inativa e passará pelas últimas reformas de restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário