terça-feira, 17 de maio de 2011






















No dia 02/05/2011 o soldado Duarte foi solicitado através de um ofício enviado ao quatel de Iguatu para realizar uma palestra sobre temas polêmicos e muito importante como:

Tabagismo, bullying ,crack,LSD,sexualidade,DST,violência na escola,gravidez na adolescência e segurança no trânsito.

A palestra foi realizada no LEI,com auxílio multimídia,apresentação de textos informativos e vídeos com històrias reais.Na oportunidade estiveram presentes a coordenadora pedagógica Josélia ,professores e o pùblico alvo foram os estudantes da escola.

Na oportunidade houve uma discursão sobre valores morais e éticos e ainda vale ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.

" A atenção precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido como indisciplinado ou que tem dificuldade de aprendizagem. Ao invés de rotular e propor a expulsão, o colégio deve investir pedagogicamente no aluno”, acredita Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça."

Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Cabe a escola desenvolver projetos para previnir ou mitigar o problema.

Outro assunto relevante foi a sexualidade na adolescencia,a vida sexual está começando cada vez mais cedo e os jovens precisam estar preparados para lidar com a sexualidade de maneira consciente e responsável. Muitos têm dúvidas que imaginávamos não mais existirem num mundo em que o acesso à informação está amplamente facilitado e, em busca de esclarecimento, acabam recorrendo a colegas que sabem tão pouco quanto eles. Por outro lado, a pressão do grupo do qual fazem parte, às vezes, é razão suficiente para que assumam comportamentos e atitudes que não têm maturidade para arcar com as conseqüências. Por isso, os pais devem estar atentos às transformações pelas quais os adolescentes passam, e abertos para o diálogo. Se lhes falta naturalidade para enfrentar o desafio, o ideal é que a escola procure orientà-los.

Outro tema importante foi relatado: os efeitos da bebida alcoólica no trânsito.A idéia que se faz do álcool como produto estimulante é falsa, não passa de mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada pelo álcool, nada mais é de que a diminuição da inibição. De fato, o álcool é depressivo e a sua ação pode induzir ao sono.

A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.

Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica. Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é conseqüência direta da embriaguez ao volante, isso porque muitas pessoas ainda acreditam no falso poder estimulante do álcool.
Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos usuários da via.

Houve participação ativa dos educandos,tirando duvidas, relatando histótrias que foram presenciadas ou vividas por eles.































No dia 02/05/2011 o soldado Duarte foi solicitado através de um ofício enviado ao quatel de Iguatu para realizar uma palestra sobre temas polêmicos e muito importante como:

Tabagismo, bullying ,crack,LSD,sexualidade,DST,violência na escola,gravidez na adolescência e segurança no trânsito.

A palestra foi realizada no LEI,com auxílio multimídia,apresentação de textos informativos e vídeos com històrias reais.Na oportunidade estiveram presentes a coordenadora pedagógica Josélia ,professores e o pùblico alvo foram os estudantes da escola.

Na oportunidade houve uma discursão sobre valores morais e éticos e ainda vale ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.

" A atenção precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido como indisciplinado ou que tem dificuldade de aprendizagem. Ao invés de rotular e propor a expulsão, o colégio deve investir pedagogicamente no aluno”, acredita Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça."

Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Cabe a escola desenvolver projetos para previnir ou mitigar o problema.

Outro assunto relevante foi a sexualidade na adolescencia,a vida sexual está começando cada vez mais cedo e os jovens precisam estar preparados para lidar com a sexualidade de maneira consciente e responsável. Muitos têm dúvidas que imaginávamos não mais existirem num mundo em que o acesso à informação está amplamente facilitado e, em busca de esclarecimento, acabam recorrendo a colegas que sabem tão pouco quanto eles. Por outro lado, a pressão do grupo do qual fazem parte, às vezes, é razão suficiente para que assumam comportamentos e atitudes que não têm maturidade para arcar com as conseqüências. Por isso, os pais devem estar atentos às transformações pelas quais os adolescentes passam, e abertos para o diálogo. Se lhes falta naturalidade para enfrentar o desafio, o ideal é que a escola procure orientà-los.

Outro tema importante foi relatado: os efeitos da bebida alcoólica no trânsito.A idéia que se faz do álcool como produto estimulante é falsa, não passa de mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada pelo álcool, nada mais é de que a diminuição da inibição. De fato, o álcool é depressivo e a sua ação pode induzir ao sono.

A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.

Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica. Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é conseqüência direta da embriaguez ao volante, isso porque muitas pessoas ainda acreditam no falso poder estimulante do álcool.
Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos usuários da via.

Houve participação ativa dos educandos,tirando duvidas, relatando histótrias que foram presenciadas ou vividas por eles.










segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA DAS MÃES





FESTA DO DIA DAS MÃES NA ESCOLA 08/05/2011






O dia das mães na EEFM Antônio Albuquerque foi comemorado com brincadeiras,sorteios,banda de música,gincanas e entrega de presentes.As mães da escola foram homenageadas com vídeos e depoimentos feito por seus filhos,além de apresentação de um coral da escola e ainda um teatro organizado pelos estudantes sob orientação da professora Maria do Carmo.

quinta-feira, 12 de maio de 2011






















No dia 02/05/2011 o soldado Duarte foi solicitado através de um ofício enviado ao quatel de Iguatu para realizar uma palestra sobre temas polêmicos e muito importante como:

Tabagismo, bullying ,crack,LSD,sexualidade,DST,violência na escola,gravidez na adolescência e segurança no trânsito.

A palestra foi realizada no LEI,com auxílio multimídia,apresentação de textos informativos e vídeos com històrias reais.Na oportunidade estiveram presentes a coordenadora pedagógica Josélia ,professores e o pùblico alvo foram os estudantes da escola.

Houve uma discursão sobre valores morais e éticos e ainda vale ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.

" A atenção precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido como indisciplinado ou que tem dificuldade de aprendizagem. Ao invés de rotular e propor a expulsão, o colégio deve investir pedagogicamente no aluno”, acredita Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça."

Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Cabe a escola desenvolver projetos para previnir ou mitigar o problema.

Outro assunto relevante foi a sexualidade na adolescencia,a vida sexual está começando cada vez mais cedo e os jovens precisam estar preparados para lidar com a sexualidade de maneira consciente e responsável. Muitos têm dúvidas que imaginávamos não mais existirem num mundo em que o acesso à informação está amplamente facilitado e, em busca de esclarecimento, acabam recorrendo a colegas que sabem tão pouco quanto eles. Por outro lado, a pressão do grupo do qual fazem parte, às vezes, é razão suficiente para que assumam comportamentos e atitudes que não têm maturidade para arcar com as conseqüências. Por isso, os pais devem estar atentos às transformações pelas quais os adolescentes passam, e abertos para o diálogo. Se lhes falta naturalidade para enfrentar o desafio, o ideal é que a escola procure orientà-los.

Outro tema importante foi relatado: os efeitos da bebida alcoólica no trânsito.A idéia que se faz do álcool como produto estimulante é falsa, não passa de mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada pelo álcool, nada mais é de que a diminuição da inibição. De fato, o álcool é depressivo e a sua ação pode induzir ao sono.

A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.

Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica. Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é conseqüência direta da embriaguez ao volante, isso porque muitas pessoas ainda acreditam no falso poder estimulante do álcool.
Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos usuários da via.

Houve participação ativa dos educandos,tirando duvidas, relatando histótrias que foram presenciadas ou vividas por eles.










terça-feira, 26 de abril de 2011

Reunião de Pais

A EEFM Antônio Albuquerque realiza a primeira reunião de pais de alunos ,onde houve a participação do núcleo gestor e professores,no intuito de alertá-los para o período de provas, comentar sobre os instrumentais da escola(Projeto Diretor de Turma,Primeiro Aprender,Preparação,Projetos trabalhados para feira de ciências,Regras de convivências entre outros).As reuniões foram realizados em horários e turnos diferentes de maneira que contemplassem todas as séries do fundamental ao médio.Houve uma participação ativa e efetiva dos pais que participaram de decisões e apoiaram as decisões referentes ao ensino e aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AULÃO DO ENEM















Os educandos da EEFM Antônio Albuquerque já estão sendo preparados para provas externas.

Além dos professores realizarem atividades diárias, em um sábado de cada mês , é realizado o AULÃO DO ENEM sob orientação dos professores da área,utilizando recursos de multimídia e o LEI. Com o mercado de trabalho competitivo como o de hoje, entrar em uma universidade é decisivo. Um caminho que facilita esse acesso é o Enem. O exame não só avalia a qualidade do ensino médio, mas também serve de passaporte para uma universidade.

PROJETO DENGUE














A EEFM Antônio Albuquerque de Souza Filho realizou entre os meses de março a abril um cronograma de atividades com o tema: COMBATE Á DENGUE, por meio de um projeto trabalhado com os alunos do ensino fundamental e socializado com a com
unidade escolar, coordenado pela Professora de Lingua Portuguesa Monique Cordeiro. O projeto foi realizado em três etapas:
1ª Etapa: contato e análise estrutural dos genêros textuais como : bula,anúncio de classificados,receita,citações,història em quadrinho e anúncio publicitário selecionados pela professora, além do gênero charge contido na apostila PREPARAÇÂO.
2ª Etapa: Discussões e questionamentos, produção/pesquisa dos gêneros estudados.
3ªEtapa: Exposição do material produzido pelos educandos envolvidos e avaliação do projeto.

A DENGUE PODE MATAR,CUIDE-SE!!

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.

Mosquito da DengueEm 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.

Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima.

Em 1986, foram registradas epidemias nos estados do Rio de Janeiro, de Alagoas e do Ceará. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros foram afetados.

No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados. A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país. Em 1998 ocorreram 570.148 casos de dengue no Brasil; em 1999 foram registrados 204.210 e, em 2000, até a primeira semana de março, 6.104.

Em 2006, o número de casos de dengue voltou a crescer no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2006 foram registrados 279.241 casos de dengue o equivalente a 1 caso (não fatal) para cada 30 km ² do território desse país. Um crescimento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2005. A região com maior incidência foi a Sudeste.

Já em 2008, a doença volta com força total, principalmente no Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigação), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. A epidemia de 2008 superou, em número de vítimas fatais, a epidemia de 2002, onde 91 pessoas morreram. Nos últimos anos, outros estados do Brasil também registraram uma epidemia de Dengue .

Atualmente, a dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz1KYn0jnv2

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

OS SETE SABERES impactam A SEMANA PEDAGÓGICA da Escola Antonio Albuquerque com a metodologia CAFÉ MUNDIAL



A EEM ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA FILHO, realizou a SEMANA PEDAGÓGICA DE 2011, com uma vasta programação. No intuito de redimensionamento da sua prática pedagógica, busca superar os desafios e abrir-se para novas perspectivas com o conhecimento da sua realidade pela análise dos indicadores e estabelecimento de novas metas que favoreçam a aprendizagem da sua comunidade.

O ápice do encontro, se deu pelo treinamento dos seus educadores para uma escola melhor, com um dia de estudo sobre Os Sete Saberes Necessário a Educação do Presente, realizado pela técnica do diálogo inteligente: CAFÉ MUNDIAL, uma inovação na dinâmica de discussão de grupo. Vale ressaltar que o impacto causado com a metodologia aplicada foi consideravelmente positivo.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Festa Fim de Ano- Funcionários da Escola







Neste dia 30/12, os funcionários da escola reuniram-se para uma festa de fim de ano que ocorreu na noite de quinta, na própria escola. A noite foi muito especial, houve no início entrega de cestas básicas às famílias carentes do bairro, teve também apresentação do grupo de teatro da escola e encenação artístico-religiosa. As dinâmicas de grupo descontraíram os funcionários e professores em geral. Todos receberam um brinde especial e temático da escola, os aniversariantes do segundo semestre foram contemplados ainda com presentes e todos brindaram o suceso de 2010 ao som de boas músicas e em ótimas companhias.